top of page
Buscar
Foto do escritorEla Líder 360

Você sabe qual a diferença entre uma pessoa autodidata e uma autoaprendiz?

Atualmente o que mais vemos, são cursos EAD. E o que quer dizer isso?


Quando pensamos na postura de um aluno nesse tipo de curso, temos que entender a diferença entre uma pessoa autodidata e uma autoaprendiz.


A autodidata é o aluno que se dispõe a aprender qualquer coisa por si próprio, não conta com o apoio de um sistema planejado de ensino. Isso quer dizer que o próprio aluno quando se interessa por algo, define o que e como vai aprender.


Ele escolhe o conteúdo, os métodos, as técnicas de aprendizagem e ele próprio avalia os resultados. Existem na realidade, elementos soltos, muitas vezes desconexos, e que o autodidata reúne e integra de acordo com seus conceitos.


Já o auto aprendiz vem do conceito de autoinstrução, está associado a um sistema autoinstrutivo que é planejado para ser utilizado diretamente pelo aluno, sem a presença de um professor.


O que eles têm em comum? Aprender a distância requer disciplina.


Estudantes de EAD (educação a distância) tem liberdade de escolher aonde e quando querem estudar. Não perdem tempo no transporte e podem acompanhar as aulas no conforto do seu lar. Mas essas facilidades podem prejudicar, em muito, o aprendizado caso o aluno não tenha disciplina e concentração para administrar essa liberdade.


"O estudo individual requer disciplina. Uma das maiores dificuldades dos alunos em aprender fora da universidade é que é mais fácil se distrair com outras atividades",

observa a coordenadora de cursos a distância do Centro Universitário Senac São Paulo, Zilma Maria Cavalheiro de Carvalho.


Ela destaca que os cursos a distância exigem que o estudante se desligue de tudo que possa tirar sua atenção.


Além de ter disciplina, é muito importante escolher o espaço aonde vai estudar, pois ele influencia muito na aprendizagem. O computador deve estar em um lugar tranquilo, aonde não sofra interrupções. Uma pessoa com dificuldade em se concentrar em casa, deve escolher muito bem o espaço que irá ocupar.


Tempo de estudo


Ter organização de tempo é fundamental para o êxito no ensino a distância. O fato de estar estudando EAD deve ser visto da mesma forma que o ensino presencial. O tempo dedicado ao curso deve ser planejado. Em quanto tempo quero finalizar, quantas horas por dia? Tem atividades extras? Quanto tempo devo dedicar? Ou seja, o tempo deve ser estipulado por cada um.


Apesar da flexibilidade nas horas de estudo, o indicado é que o estudo seja diário. Assim não dá tempo de esquecer os detalhes.


No começo sabemos que existem dificuldades em tornar o estudo uma rotina, um hábito. Mas quando os horários são fixados fica mais fácil incorporar o estudo à rotina.

A prática e o desenvolvimento são pessoais, depende do perfil de cada um. Muitas pessoas durante a hora de estudo, preferem ficar sozinhas.


O importante é estar presente no momento de estudo, absorvendo a maior quantidade de informações possível.


Resumindo, cursos EAD (Estudo a Distancia) são extremamente positivos para a nossa formação. Mas precisamos estabelecer novas rotinas, novos hábitos, ter foco, concentração, determinação, e sobretudo entender que quem ganha somos nós.


Conhecimento é um bem que nada nem ninguém pode tirar de você. Além do que, aumenta nossa autoestima pois percebemos que somos capazes de aprender e modificar o nosso destino.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page